Tratamentos odontológicos

Aparelho de porcelana: um guia completo

aparelho de porcelana

A ortodontia é o ramo da odontologia que trata do alinhamento dentário e ósseo das arcadas da cavidade bucal. Desde o seu advento, várias modalidades de tratamentos surgiram para atender melhor, às particularidades do paciente, assim como, tornar este tratamento mais efetivo. Dentre as modalidades ortodônticas, hoje falaremos do aparelho ortodôntico de porcelana, especialmente quanto as indicações que o tornam a melhor escolha.

Para que serve o aparelho de porcelana?

Assim como nos aparelhos metálicos e de safira, o aparelho de porcelana tem por finalidade alinhar os dentes tanto em altura, quanto em posição na arcada dentária.

Em primeiro lugar é importante lembrar que, para sua instalação, é necessária a avaliação do dentista. Ele indicará o modelo mais adequado quanto a necessidade do paciente.

Durante a avaliação, o dentista reúne informações importantes para instalar o aparelho de porcelana, tais como:

  • Idade do paciente;
  • Condição óssea;
  • Existência de dentes impactados;
  • Existência de dentes supranumerários.

Indicações para instalação de aparelhos de porcelana

Idade do Paciente

Para instalação de aparelhos fixo, sejam os metálicos, de safira, ou os de porcelana, a idade óssea do paciente, assim como a irrupção dos dentes permanentes precisa ser avaliada.

Pacientes com dentes anteriores decíduos (dentes de leite), em arcada superior ou inferior, são contraindicados à instalação de aparelhos fixos, inclusive os de porcelana.

Pacientes que possuem os incisivos centrais e laterais da arcada superior e inferior, dependem da avaliação da posição dos caninos ao nível ósseo, para o uso de aparelhos fixos de porcelana.

Portanto, a idade ideal para instalação do aparelho ortodôntico relaciona-se com a proximidade da maturidade óssea e fase adulta.

Condição óssea

Primeiramente é importante avaliar se o paciente é portador de qualquer doença periodontal e se apresenta mobilidade dental nos dentes que irão receber o aparelho.

Toda perda óssea caracteriza tratamento junto ao especialista em periodontia, para que o tratamento seja realizado.

Consequentemente, dentes com boa inserção óssea, assim como uma boa condição óssea, são indicadores desta modalidade de alinhador.

Achados radiográficos

As imagens obtidas através dos exames radiográficos caracterizam fatores importantes para instalação do aparelho de porcelana, portanto dentes impactados e supranumerários precisam ser extraídos antes da colagem dos brackets.

Vale ressaltar que após a extração destes dentes, o paciente está apto para instalação do aparelho de porcelana.

Diferenças entre os aparelhos metálicos, safira e aparelho de porcelana

Primeiramente, é importante dizer que as três modalidades de aparelhos exercem a mesma função de alinhar os dentes, diferenciando-se apenas pelas características descritas abaixo:

  1. Estética: Os aparelhos de Porcelana e Safira possuem uma coloração leitosa esbranquiçada, diferentes dos metálicos.
  2. Tamanho: Habitualmente os brackets de porcelana são menores quando relacionados aos metálicos e de safira.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

Os aparelhos de porcelana, como dito acima, exercem a função de alinhar os dentes quanto a altura e posição, da mesma forma que os aparelhos metálicos. Porém, quando relacionados aos outros alinhadores, apresenta as seguintes vantagens:

Estética

Para alguns pacientes a coloração e forma dos brackets metálicos, diminuem a adesão ao tratamento, portanto, como solução viável, estes aparelhos apresentam uma cor semelhante a dos dentes, podendo ser usada nas modalidades com borrachinha e aparelho autoligado, onde neste, apenas o fio torna-se visível.

Movimentação

Quando comparados aos alinhadores invisíveis, os aparelhos de porcelana movem os dentes mais rapidamente, portanto ao escolher essa modalidade ortodôntica, o tratamento torna-se menos duradouro.

Não interferem em exames de imagem

Certos exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética, carecem da remoção dos brackets metálicos, que no que lhe concerne, não ocorre com os aparelhos de porcelana, pois estes produzem menos interferências de sinal.

Resistência

Embora pareçam frágeis, a porcelana configura um material resistente, devendo-se observar cuidados na ingestão de alimentos duros.

Desvantagens

Coloração

Conforme a dieta do paciente, ao longo do tratamento, os brackets de porcelana podem sofrer pigmentação. Uma dica importante é manter a higiene, com escovação após a ingestão de alimentos, uso das escovas interdentais e fio dental.

Valores

Quando comparados aos aparelhos metálicos, o valor dos brackets é maior, porém ao analisar o custo benefício dentro da indicação do paciente, torna-se favorável.

Qual valor do aparelho de porcelana?

Ao se optar pelo aparelho de porcelana, os valores são superiores quando relacionados aos metálicos, mas mais baratos quando comparados ao investimento nos brackets de safira e tratamentos com alinhadores invisíveis. Entretanto, os valores podem variar entre região e profissional.

Portanto, o aparelho de Porcelana é o material mais acessível dentre os alinhadores estéticos, configurando a melhor escolha para quem valoriza autoestima aliada ao tratamento dos dentes tortos.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.