Afta na garganta: tudo que você precisa saber!

afta na garganta

A afta na garganta geralmente se caracteriza por uma pequena ferida arredondada, esbranquiçada, sendo vermelha do centro para fora. Ainda, essa pequena ferina costuma causar dor, desconforto e dificuldade na deglutição e fala, podendo também, causar febre, mal-estar geral e aumento dos gânglios do pescoço.

Todavia, é comum, pacientes se apresentarem no consultório queixando-se de afta na garganta e do desconforto. Confira nosso artigo e descubra os principais motivos que levam a afta na garganta e seus tratamentos.

O que causa afta na garganta?

Um ponto importante para o tratamento do paciente é entender quais os motivos que estão levando ao surgimento dessas aftas.

Entretanto, ainda não se sabe exatamente o que desencadeia o aparecimento delas, sendo necessário um conjunto de fatores para se iniciar o surgimento dessas lesões. Sendo assim, as aftas, por definição, são lesões que podem surgir na boca, língua ou garganta, dificultando o ato de falar, comer e engolir.

Percebe-se que apesar de não ter uma causa específica, ainda definida, sabe-se que algumas situações favorecem o surgimento da afta na garganta. Dentre essas, a condição é mais frequente em mulheres, sendo cerca de 30% com histórico familiar, podendo ser por associação genética ou exposição ambiental semelhante.

Ainda, a ingestão de alimentos ácidos, além de uma microbiota intestinal desregulado podem levar ao aparecimento das lesões. Dessa forma, outros fatores como deficiências nutricionais, fatores psicológicos (ansiedade, estresse, angustia, entre outros), doença celíaca, AIDS e baixa imunológica, podem ser a causa do surgimento das aftas.

Sintomas de afta na garganta

É muito importante orientar o paciente sobre os sintomas que essa condição apresenta, além da ida ao consultório odontológico para o tratamento da condição antes do seu agravamento.

Sendo assim, é importante se atentar a queixas relacionadas a afta muito grandes, repetições frequentes de crises de afta, dificuldade em deglutição, dor frequente mesmo com analgésicos comuns, lesões permanentes por mais de 3 semanas e formação de lesões nos lábios.

Principais causas de afta na garganta

Algumas das principais causas de aftas são algumas condições e/ou doenças, ou uso de substâncias, dentre os mais comuns estão:

Uso de medicamentos

O uso de alguns medicamentos traz alguns efeitos colaterais, dentre eles o surgimento de aftas. Dessa forma, o motivo principal dessas lesões pode ser a administração medicamentosa, principalmente de anti-inflamatórios não esteroides, como o piroxicam, naproxeno, alguns anti-hipertensivos, além de medicamentos utilizados em tratamentos quimioterápicos.

Tratamento: por se tratar de uma substância de controle de alguma doença que acomete o paciente, deve-se ocorrer comunicação com o profissional que prescreveu o medicamento, a fim de verificar a possibilidade de mudança ou de dosagem. Entretanto, deve-se verificar se o paciente está se automedicando e esclarecer os riscos desse hábito.

Câncer de oral

O câncer de boca é um dos motivos que podem gerar afta na garganta e/ou lesões de difícil cicatrização. Ainda, dependo da grávida e extensão do tumor, o paciente pode apresentar dificuldades de deglutição, rouquidão, perda de peso e ínguas no pescoço.

Tratamento: em casos de câncer o tratamento com um oncologista é indispensável, podendo envolver tratamentos medicamentosos, biópsias e cirurgias. Entretanto, nesse tipo de caso é indispensável o tratamento multidisciplinar para o bom prognóstico e conforto do paciente.

HIV

O HIV pode causas diversos tipos de lesões em seus portadores, incluindo afta na garganta. Sendo assim, nesses pacientes as aftas costumam ser maiores, dolorosas e com maior dificuldade de cicatrização, principalmente nos pacientes que não efetuam o tratamento para conter o vírus de maneira adequada.

Apesar de ser uma doença sem cura, o tratamento com antirretrovirais possibilita qualidade de vida aos pacientes, além de controle de possíveis complicações da doença. Embora inicialmente a infecção por HIV não apresente muitos sintomas, caso não se realize o tratamento adequado, o portador pode ter sua imunidade gravemente afetada, aumento os riscos de infecções.

Tratamento: o tratamento da infecção por HIV se dá principalmente através do médico infectologista e clínico geral. Portanto, após confirmação do diagnóstico e o correto tratamento, o surgimento de afta na garganta tende a melhorar. Entretanto, o acompanhamento desses pacientes também deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, garantindo o devido controle da infecção.

Lúpus eritematoso sistêmico

É comum, pacientes que possuem Lúpus eritematoso sistêmico desenvolverem afta na garganta, língua, céu da boca ou lábios. Essa condição consiste em uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, desenvolvendo sintomas em vários órgãos de maneira lenta e progressiva, ou rapidamente, variando em fases de atividade e remissão.

Apesar do surgimento de aftas ser um dos sintomas da doença, pacientes com Lúpus eritematoso sistêmico também costumam apresentar perda de peso, indisposição e dores nas articulações.

Tratamento: em caso de suspeita de Lúpus eritematoso sistêmico é importante indicar o paciente a um reumatologista, já que as lesões bucais associadas a doença tendem a melhorar com o tratamento da doença. Dessa forma, a prescrição de medicamentos como corticoides orais e antimaláricos será efetuada, além de um acompanhamento multidisciplinar para o bom prognóstico do paciente.

Estomatite aftosa

A estomatite aftosa é uma causa comum do surgimento dessas lesões, não possuindo uma causa específica. Normalmente, a afta na garganta ocasionada por essa condição apresenta dor local, surgindo após pequenos ferimentos na boca. Entretanto, é comum esse quadro se apresentar após períodos de estresse, emoção, e no caso de mulheres após a menstruação.

Outros aspectos também são responsáveis pelo surgimento da estomatite aftosa, dentre eles deficiências nutricionais como ferro e B12. Ainda, alergias a produtos, como pasta de dente e flúor dental, e alimentos como frutas cítricas e canela, também são potenciais causadores da condição.

Tratamento: é comum essa condição melhorar sem nenhuma intervenção específica em até três semanas. Entretanto, caso o paciente apresente dor intensa, dificuldade de deglutição, é recomendado o acompanhamento, assim como a prescrição da medicação correspondente ao caso, como pomadas que possuam em sua fórmula anestésicos e corticoides.

Herpes

Outra condição comum de provocar afta na garganta é o vírus causador do herpes labial. Além disso, é comum essa infecção gerar bolhas nos lábios e aftas em outras regiões além da garganta.

Outros sintomas comuns dessa doença são febre e mal-estar, apresentados na primeira infecção pelo vírus, já que as os demais episódios de infecções se apresentam de maneira mais leve.

Tratamento: o tratamento para essa infecção se dá por meio de medicamentos antivirais e analgésicos, entretanto é comum as aftas desaparecerem sozinhas em cerca de 2 semanas.

Concluindo, vários são os motivos que podem desenvolver afta na garganta. Portanto, para garantir o correto diagnóstico e tratamento para o paciente deve-se efetuar uma anamnese completa, se atentando para o relato e sintomas presentes do paciente.