Abscesso na gengiva: causas, sintomas e tratamento

abscesso na gengiva

É comum que os pacientes, mais preocupados com a estética do sorriso, se preocupem bastante com os dentes e acabem se esquecendo da saúde da gengiva. Entretanto, problemas como abscesso na gengiva podem causar sensibilidade ao redor dos dentes e outros sintomas gerando bastante desconforto.

Sendo assim, este artigo explora em detalhes o que é um abscesso na gengiva, como identificar suas causas, sintomas e melhores abordagens para tratá-lo.

O que é um abscesso na gengiva?

Abscesso é uma bolsa cheia de pus que se desenvolve como uma resposta imunológica do corpo para conter a infecção e evitar que ela se espalhe ainda mais, mas acaba causando bastante dor e inchaço na região.

Logo, um abscesso gengival é uma condição dolorosa e, muitas vezes, grave, que ocorre na gengiva por conta de uma resposta a uma infecção bacteriana.

Vale ressaltar que existem outros 2 tipos de abscesso bucais e se diferenciam pelo local atingido pela infecção:

• Abscesso no dente (periapical): ocorre na ponta da raiz do dente quando a infecção atinge a polpa dentária
  • Abscesso glandular: é o tipo menos comum e ocorre quando há uma infecção em uma glândula salivar

O que causa abscesso na gengiva?

Como foi dito, esse abscesso é originado de uma proliferação bacteriana que, geralmente, pode ser consequência de diversos fatores, como:

Má higienização bucal

Uma higienização incorreta, principalmente o não uso de fio dental, favorece o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e a gengiva, favorecendo a proliferação de bactérias que podem gerar um abscesso.

Cáries dentárias não tratadas

A cárie ocorre quando as bactérias presentes na boca metabolizam os açúcares dos alimentos e produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes.

Logo, quando não for tratada devidamente, podem progredir para camadas mais profundas, atingindo a polpa dental e podendo se espalhar para tecidos ao redor do dente, incluindo a gengiva. Essa infecção gengival pode levar à formação de um abscesso.

Doenças periodontais

Doenças periodontais como a gengivite e a periodontite afetam os tecidos que sustentam os dentes, como o osso alveolar, ligamento periodontal e também a gengiva.

Quando a periodontite, por exemplo, atinge um estágio mais grave, pode levar à formação de bolsas periodontais, que, se ficarem infectadas por bactérias, podem resultar na formação de um abscesso na gengiva.

Trauma ou fratura no dente

Quando um dente sofre um trauma significativo, como uma pancada forte, pode gerar uma fratura que deixe aberta uma superfície no dente, expondo a polpa dentária. Uma vez exposta, as bactérias presentes na boca podem invadir o tecido e desencadear uma infecção que, ao se espalhar para outros tecido como a gengiva, pode se manifestar como um abscesso gengival.

Sistema imunológico enfraquecido

Pacientes com sistema imunológico comprometido possuem maior tendencia a desenvolver um abscesso na gengiva, uma vez que o corpo possui menor capacidade de combater bactérias e controlar inflamações.

Por isso, é muito importante que pacientes com alguma condição que deprime o sistema imunológico mantenha uma boa higiene bucal e o dentista responsável deve manter atenção a qualquer sinal de início de infecção.

Sintomas do abcesso na gengiva:

Em relação aos sintomas, é muito importante ressaltar que eles surgem de maneira sutil, não sendo uma evolução aguda, o que pode dificultar a identificação da condição.

Dito isso, os principais sintomas do abscesso na gengiva incluem:

• Dor intensa
  • Inchaço e sensibilidade
  • Presença de pus
  • Vermelhidão
  • Dificuldade de mastigação
  • Febre em casos mais graves
  • Sangramento nas gengivas
  • Mau hálito ou gosto desagradável constante na boca

Quanto tempo dura um abscesso na gengiva?

A duração dessa condição pode variar dependendo da gravidade, do tratamento e da resposta individual de cada organismo. Logo, por conta dessas diferentes circunstâncias, em geral, um abscesso na gengiva pode durar de alguns dias a várias semanas.

Um dos principais pontos que definem a duração é em relação ao tratamento recebido, quando ele começou e se foi feito adequadamente, podendo acabar com a infecção em poucos dias.

Porém, se o paciente demorar a ir ao consultório, por exemplo, acaba iniciando o tratamento em um período mais avançado, arriscando prolongar a duração dos sintomas e até levar a complicações mais sérias, como formação de fístula, danos ao tecido gengival e ósseo e até perda dentária.

Tratamento para abscesso na gengiva:

O tratamento para um abscesso gengival envolve diversos procedimentos dentários:

Drenagem do abscesso

A drenagem é um passo crucial para o tratamento dessa condição, pois o pus é responsável por grande parte da dor que paciente sente, uma vez que causa uma pressão no local.

É um procedimento relativamente simples, no qual pode ser utilizado uma anestesia para diminuir desconforto durante o procedimento.

Verificar lesão óssea

O dentista, em geral, solicita um raio-x para verificar se o abscesso causou alguma lesão óssea, o que acontece em alguns casos mais graves ou quando o tratamento foi iniciado tardiamente.

Caso confirmado, recomendam-se procedimentos para reparação do osso e dos tecidos afetados.

Limpeza profunda

Como o abscesso é causado por uma infecção bacteriana, é essencial realizar uma limpeza profunda da área. Através da limpeza o profissional irá retirar a placa bacteriana e o tártaro que podem ser a causa do problema.

Tratamento da causa subjacente

Caso o abscesso tenha sido causado por problemas periodontais ou caries, o dentista deve tratar a causa raiz.

Antibióticos

Recomenda-se a utilização de antibióticos em alguns casos para combater a infecção e impedir que ela se espalhe ou infecte novamente a área.

Além disso, o antibiótico também ajudará a reduzir o inchaço e dor na região afetada. Entretanto, vale ressaltar que o uso é complementar aos outros tratamentos, não os substituindo.

Procedimentos cirúrgicos

Não é necessário em todos os casos, mas em abscessos mais graves é feito uma incisão maior na drenagem, curetagem periodontal, tratamento de canal ou até extração dentária.

Abscesso na gengiva estourou sozinho: o que fazer?

Pode acontecer de o abscesso estourar sozinho e alguns pacientes podem se enganar acreditando que sem a bolha na gengiva a condição saiu sozinha. Entretanto, é mais um sinal importante para que o paciente procure um dentista que irá analisar e verificar o tratamento necessário.