7 causas de bolha de sangue na boca que você precisa conhecer

bolha de sangue na boca

É certo que quando um paciente vê uma bolha de sangue na boca, ele irá se preocupar e pode pensar que aquilo tem uma causa grave, por exemplo, um câncer de boca. Entretanto, essas bolhas podem ser causadas por diferentes fatores, sendo na maioria inofensivos, e é necessário que o dentista analise para entender sua etiologia.

Dito isso, este artigo irá responder todas as dúvidas que circundam as bolhas de sangue na boca, citanto as possíveis causas subjacentes e tratamentos.

Bolha de sangue na boca pode ser câncer?

Primeiramente, é necessário esclarecer que, por conta de algumas formas de câncer na região oral apresentarem sintomas que podem ser confundidos com bolhas de sangue, ela, geralmente, não é um sinal direto dessa doença.

O câncer oral, por exemplo, pode causar feridas que não cicatrizam, ulceras, inchaço persistente e outras alterações na boca. Entretanto, as bolhas de sangue são mais comumente associadas a ferimentos acidentais como mordidas, aftas e herpes.

Logo, a primeiro momento, o surgimento das bolhas não devem ser sinal de preocupação aos pacientes, mas necessitam de avaliação para o entendimento da causa, diagnóstico e tratamento, se necessário

7 causas de bolhas de sangue na boca:

Casos de pacientes com bolhas de sangue na boca são considerados comuns dentro dos consultórios de odontologia e, geralmente, são inofensivos. Mas, por ter diferentes causas, algumas bolhas podem necessitar de mais atenção e de um tratamento adequado.

Algumas das causas de bolhas de sangue, são:

1. Trauma

O mais comum é que as bolhas tenham sido causadas por traumas acidentais como mordidas na bochecha durante a fala ou alimentação. Essas bolhas de sangue, apesar de dolorosas, são inofensivas e desaparecerão sozinhas

2. Ulceras bucais:

Também chamadas de aftas, as úlceras bucais são comuns e caracterizadas por pequenas lesões ou feridas que se formam na boca, devido a mordidas, estresse, alimentos ácidos ou picantes e até deficiências nutricionais.

Quando a úlcera é profundamente localizada pode romper vasos sanguíneos da região, resultando em bolhas se sangue.

3. Angina Bolhosa Hemorrágica (ABH):

A ABH é uma condição caracterizada pela formação aguda de bolhas de sangue, geralmente no palato mole, de maneira indolor, assintomática. Essa desordem tem etiologia desconhecida, mas é característica de pessoas mais velhas com maior incidência em pacientes com diabete mellitus ou que fazem uso de esteroides inalatórios por um longo período.

Geralmente os casos de ABH não necessitam de tratamento e desaparecem por conta própria, mas em alguns pacientes as lesões podem causar obstrução aguda das vias áreas, relatando sensação de sufocamento.

4. Alteração Plaquetária:

As plaquetas desempenham um papel essencial na formação de coágulos para estancar sangramentos, por exemplo, em casos de mordidas acidentais. Porém, quando há uma diminuição ou redução da função plaquetária existe uma maior propensão do surgimento de bolhas de sangue na região da mucosa oral.

5. Herpes

As bolhas com conteúdo sanguíneo estão mais associadas ao tipo 1 da Herpes (HSV – 1) sendo também o tipo mais comum.

Alguns pacientes podem descrever s bolhas causadas pelo vírus da boca como bolhas de sangue, pois no momento que se rompem, liberam um líquido claro que pode estar misturado com sangue, por conta da ruptura de pequenos vasos sanguíneo na área.

Vale pontuar que o vírus da Herpes é contagioso e pode ser transmitido através do contato direto com as bolhas. Logo, em casos de herpes o profissional responsável dele tomar os cuidados devidos e orientar o paciente sobre formas de prevenção de contágio.

6. Reações alérgicas

Em alguns casos a resposta a alérgenos presentes em alimentos, materiais dentários, medicamentos ou até produtos de higiene bucal, se caracteriza pela formação de bolhas. Estas contém líquido claro ou com sangue, se houver ruptura de pequenos vasos sanguíneos na região.

7. Deficiências nutricionais

Algumas deficiências de nutrientes, como, por exemplo, falta de vitamina C, vitamina B12, deficiência de ferro ou de ácido fólico, podem contribuir para o desenvolvimento de lesões na boca, incluindo bolhas de sangue.

Como tratar a bolha de sangue na boca?

Como dito anteriormente, a maioria dos casos não apresenta riscos à saúde do paciente e não necessitam de um tratamento, pois acabam desaparecendo com o tempo. Porém, quando persistente, o profissional deve avaliar a causa e realizar um tratamento para atacar a causa subjacente.

Vale pontuar que, talvez, a grande variedade da etiologia dessas bolhas pode dificultar o diagnóstico e, assim, consequentemente, o tratamento. Portanto, toda análise deve ser feita cautelosamente para que o profissional oriente o tratamento adequado para aquela causa.

Por exemplo, em casos de Herpes, o dentista pode recomendar o uso de antivirais tópicos ou orais, como Aciclovir, além de medicamentos para reduzir a dor e inflamação, se necessário.

Já em casos de alterações plaquetárias, o paciente deve ser encaminhado para um hematologista ou profissional de saúde especializado em hematologia para tratar essa que é uma das causas do surgimento das bolhas. De maneira parecida com essa situação, em casos que forem analisados como sendo deficiências nutricionais, o dentista deve encaminhar o paciente a um nutricionista, que irá avaliar as necessidades nutricionais e realizar as suplementações necessárias.

Logo, o tratamento pode ou não ser necessário e, quando preciso, irá variar conforme a causa subjacente, sendo ela odontológica ou não.

Pode estourar a bolha de sangue na boca?

Apesar de, geralmente, serem inofensivas, não se recomenda que o paciente estoure essas bolhas, pois pode acabar agravando o problema.

Ao estourar uma bolha fica aberto uma porta para bactérias ou outros microrganismos, podendo causar infecções e complicar a lesão. Além disso, há um rompimento do processo natural de cicatrização da ferida, prolongando o tempo de recuperação e causando dor e desconforto na região.

Sendo assim, para evitar que a bolha estoure acidentalmente e para não agravar o caso, recomenda-se que o paciente:

• Evite tocar ou pressionar o local;
  • Faça gargarejos com água morna para manter a região limpa;
  • Evite alimentos e bebidas muito quentes ou condimentadas;
  • Evite escovar diretamente sobre a área afetada;
  • Evite enxaguantes bucais fortes ou produtos de higiene oral com álcool;
  • Evite alimentos duros ou crocantes;
  • Consuma alimentos macio e de fácil mastigação;
  • Evite ou diminua o consumo de tabaco e álcool.