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Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

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Atendimento

Odontologia humanizada: a importância do atendimento que acolhe o paciente

Você sabe o que é a odontologia humanizada? De uma maneira geral, ela busca oferecer um atendimento único e próximo da realidade do seu paciente. 

Antigamente, visitar um consultório dental era caracterizado como um processo metódico com foco apenas na manutenção do cuidado bucal. 

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No entanto, oferecer um atendimento humanizado independente da área de atuação é de extrema importância.

Isso porque esse processo envolve um tratamento igual para todos, garantindo respeito, dignidade, integridade física e acolhimento em situações de um anseio emocional. 

Logo, esse cuidado torna-se ainda mais relevante, uma vez que muitos pacientes sofrem com fobia de dentistas, seja pelo imaginário popular de que o dentista é sinônimo de dor ou por conta de algum trauma de outros tratamentos.  

Dessa forma, a humanização na odontologia busca dar mais tranquilidade aos pacientes, oferecendo um atendimento diferenciado e de qualidade, o que impacta diretamente em uma agenda cheia e no sucesso do consultório.

Vamos conhecer mais sobre o tema? Confira o texto com a gente!

O que é a odontologia humanizada?

A odontologia humanizada preza pela empatia durante toda a relação com o paciente
A odontologia humanizada preza pela empatia durante toda a relação com o paciente

Como citamos no início do texto, os atendimentos dentro dos consultórios odontológicos são, historicamente, mais metódicos e técnicos.

Só para exemplificar, o paciente chega ao ambiente odontológico, preenche uma ficha, aguarda o dentista, é atendido e, por fim, simplesmente recebe o diagnóstico e o receituário.

Antes de tudo, isso não significa que o atendimento é certo ou errado. No entanto, dificilmente o paciente se sentiu integrado sobre as informações recebidas e pode optar por uma segunda opinião.

Nesse contexto, faltou o acolhimento do paciente como uma pessoa, ou seja, tornar a relação humanizada.  

Para isso, você deve pensar no atendimento do seu paciente de uma maneira holística, desde a recepção até o pós-consulta ou pós-operatório.

Ao mesmo tempo, a odontologia humanizada exige uma escuta ativa e o constante trabalho da empatia. 

Por isso, converse com ele e escute os seus anseios em relação ao consultório: se existe algum procedimento que causa desconforto, algum equipamento que gere ansiedade, como é a sua saúde e seu bem-estar…

A partir desse entendimento, o seu cliente, mesmo o mais novo deles, sentirá que não está sozinho

Essa atitude simples cria uma relação de confiança e fidelização com os seus pacientes que é essencial para o sucesso do consultório e uma população mais consciente sobre os cuidados bucais. 

Segundo pesquisa do IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, realizada em 2020, menos da metade da população brasileira (49,4%) se consultou com um dentista nos últimos 12 meses antes da entrevista.

Contudo, com o atendimento humanizado seus clientes se sentirão mais seguros e, com isso, a tendência de retornarem cresce.

Como ter um atendimento humanizado em seu consultório?

A odontologia humanizada garante um relacionamento duradouro com os pacientes.
A odontologia humanizada garante um relacionamento duradouro com os pacientes.

Entretanto, o conceito vai além de atitudes positivas. Também toca na responsabilidade do profissional ao oferecer os melhores materiais e uma comunicação aberta e dinâmica, deixando claro como a clínica ou consultório odontológico trabalha. 

Sendo assim, a humanização se encaixa perfeitamente em um negócio de sucesso e que prioriza as pessoas.

Afinal, pacientes não podem ser tratados como números de sua planilha eletrônica. O paciente precisa (e quer) viver uma experiência única. 

Sabe como você pode proporcionar isso? Confira as nossas dicas: 

  • Troque a cadeira por uma cama odontológica, deixando os pacientes mais relaxados, especialmente obesos e gestantes;
  • Investir em uma luz relaxante para o consultório, desde que ainda permita a boa visualização do interior da boca dos pacientes;
  • Já na recepção, a humanização na odontologia é fundamental. Com transformações simples na decoração e também na playlist na sala de espera é possível garantir um ambiente mais harmonioso. 

Para te ajudar, nós abordamos o assunto recentemente e, inclusive, sugerimos listas prontas do Spotify. Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra!

Além disso, nosso software odontológico foi desenvolvido para aprimorar o cuidado e atenção à saúde de cada paciente. 

Com o Codental, você tem acesso a anamnese e todas as informações do paciente em um único lugar

Dessa forma, você consegue oferecer um atendimento personalizado e gerir melhor o tempo da sua consulta preparando os instrumentos e equipamentos para um paciente que demande um cuidado especial. 

Torne-se um dentista humanizado com o apoio de um sistema de gestão simples e dinâmico! Você, com certeza, sentirá os efeitos positivos. E melhor: seus pacientes ficarão encantados pela sua marca.

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar o seu dia! 

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